Trabalho Voluntário, conheça alguns e se identifique | Blog da ROPA
Causas Sociais

A importância do Trabalho Voluntário

Você sabe o bem que você pode fazer as outras pessoas, com apenas pequenas atitudes?

Ao se voluntariar em uma causa, além de ser muito gratificante e gerar satisfação pessoal, estará fazendo a sua parte para tornar o mundo um lugar melhor para todos.

Ser voluntário é também uma ótima forma de agradecermos por nossos privilégios, e encontrar numa causa um sentido mais pleno para a nossa vida.

Mas você sabe qual a importância que o trabalho voluntário possui? Conheça abaixo algumas delas, alguns benefícios que isso pode conceder a você, e também algumas dicas de causas que você pode aderir.

Porque fazer trabalho voluntário

Antes de mais nada, é preciso entender que trabalha voluntário não se consiste apenas em doar dinheiro ou insumos. Isso também é importante, claro, mas você verá como é muito mais gratificante se engajar por completo em uma causa. E, ao doar parte do seu tempo, conseguirá tornar ainda melhor a sua vida e a de outras pessoas.

Se você ainda não encontrou sua causa perfeita, não se preocupe! Até aqueles que possuem essa consciência viva e forte dentro de si, ficam perdidos na hora de saber como de fato pode-se ajudar o próximo. 

Por isso o ideal é que se voluntarie numa atividade que seja prazerosa para você, como ajudar animais de rua, por exemplo, caso você seja um apaixonado por pets. O mais importante é que você não desanime, caso não encontre com facilidade uma causa para se aliar, o fato de querer fazer o bem já é uma prova de que você deseja colocar isso em prática.

Também, como explicamos no início do texto, pode ser muito recompensador ajudar o próximo! Pesquisas realizadas pela Universidade de Harvard mostraram que, voluntários são menos suscetíveis a adoecer, e quando isso ocorre, se recuperam mais rápido.

A explicação para isso, é que, como voluntários enxergam os problemas alheios, isso cria uma maior consciência com relação a cuidar da sua própria saúde e fazer exames periódicos.

Alguns trabalhos voluntários que você pode aderir

Caso você ainda esteja perdido, e não saiba qual causa de trabalho voluntário você pode aderir, separamos abaixo algumas para te dar uma força.

Ajudar animais em situação de risco

Para os apaixonados por animais, existem a possibilidade de se voluntariar a favor deles, seja resgatar animais em situação de risco na rua, oferecer lar temporário, auxiliando em abrigos de pets, e afins.

Um exemplo, você pode ser voluntário em um abrigo de pets, ajudando a cuidar deles, levando para passear, dando banho, ajudando na limpeza e demais funções que você pode fazer sem maiores complicações.

Auxiliar e ajudar a cuidar de pessoas doentes

Você sabia que hospitais, em sua maioria, aceitam trabalhadores voluntários? Infelizmente, muitas pessoas internadas, principalmente idosos, acabam ficando sozinhas e praticamente abandonadas em hospitais, e você pode se voluntariar para ajudar a cuidar delas.

Os cuidados, na maioria dos casos, são para ajudar na alimentação, mudança de decúbito, troca de fraldas, ajuda no banho e por assim vai.

Além disso, todas as pessoas doentes, quando recebem um pouco de atenção, alegria e distração, acabam apresentando uma melhora significativa.

Outro exemplo é se voluntariar em alas pediátricas, e levar um pouco de alegria aos pequenos, com brincadeiras, músicas, teatros e por assim vai. Você verá que o sorriso no rosto das crianças é muito recompensador e gratificante, é algo que realmente não tem preço.

Se juntar a projetos esportivos

Se você ama esportes, é possível ser voluntário ajudando crianças e adolescentes em situação de risco a terem um ótimo motivo para saírem das ruas. O esporte é uma forma comprovada de manter os jovens afastadas do mundo do crime.

Você pode conferir em seu bairro, ou sua cidade, se há algum projeto social voltado em levar esporte para crianças e jovens. E não estamos falando apenas do futebol, há instituições que oferecem todos os tipos de esportes, como vôlei, natação, judô e afins.

Dar aula de curso pré-vestibular gratuito

Não são todas as pessoas que possuem acesso a uma educação básica de qualidade o suficiente para concorrer a vagas em universidades públicas, mesmo facilidade que as cotas sociais criaram, isso ainda é uma triste realidade.

Assim, caso você tenha facilidade em alguma disciplina, ou até mesmo já esteja na faculdade e deseja passar os conhecimentos que você tem acesso adiante, se voluntariar em cursinhos pré-vestibular que oferecem aulas gratuitas seria muito interessante.

Você não precisa ser necessariamente um professor licenciado para dar aulas nesses projetos, ou especialista em diversas áreas e assuntos, apenas ser bom na disciplina e ter o desejo de ajudar milhares de pessoas, assim você pode fazer com que cada vez mais jovens realizem o sonho de cursar uma faculdade. 

Trabalho voluntário sem sair de casa

Se você deseja ser voluntário, mas infelizmente não dispõe de tempo para isso, saiba que a muitas entidades que sempre precisam de doações e voluntários para ajudar a manter seus propósitos, como por exemplo, o Projeto Médicos Sem Fronteiras.

Uma forma de ajudar sem sair de casa é participar e ajudar na comunicação nas redes sociais dessas instituições, que montam campanhas para conseguir voluntários e arrecadar donativos.

Para isso, basta você ter um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet, e um pouco de tempo apenas.

Outro exemplo para quem quer ajudar sem sair de casa, é conhecer o trabalho que a Loja ROPA realiza!

A Loja ROPA é um e-commerce que comercializa camisetas estampadas com desenhos de crianças atendidas por algumas instituições de caridade e ONGs conveniadas. Seu trabalho é envolvido com diversas causas sociais, em que cada camiseta vendida é revertida em um kit educacional para a instituição na qual a criança que desenhou faz parte.

Assim, além de adquirir uma camiseta de qualidade e exclusiva, você ajudará a melhorar a vida de milhares de crianças!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *