Causas Sociais para defender | Loja ROPA Moda com propósito!
Causas Sociais

Causas Sociais para Defender

Infelizmente, o nosso país ainda tem muito o que fazer pelas crianças. E, enquanto o Governo Federal não consegue resolver o problema, cabe a nós, como cidadãos, ajudá-las. Uma ótima forma de fazer isso é participando de causas sociais, seja diretamente com doações ou atuando na prática, no dia a dia como voluntário ou por meios indiretos: ajudando quem tem uma causa social.

De acordo com um relatório da UNICEF de setembro de 2013, só no semiárido brasileiro são mais de 450 mil crianças sem acesso a saneamento básico ou água potável nas escolas de ensino básico.

Um estudo divulgado em 2017 mostra que, só no Brasil, são mais de 17 milhões de crianças acima de 14 anos vivendo em domicílios de baixa renda ou em extrema pobreza. Os locais mais atingidos são as regiões Norte e Nordeste.

Crianças que vivem em situações como essas dificilmente conseguem sair do ciclo de pobreza e assim, apresentam baixa qualidade de vida. Além disso, é comum encontrar uma elevada taxa de violência em locais do tipo, prejudicando assim o desenvolvimento físico e psicológico da criança.

Você pode ajudar a melhorar a vida de várias dessas crianças. Veja abaixo como pode fazer isso.

Tipos de causas sociais para ajudar

Idosos

Não só as crianças estão em situação de vulnerabilidade, mas os idosos também. Aliás, eles estão, cada vez mais, sendo abandonado em asilos e vivem de doações para a manutenção de itens básicos.

Há diversas causas sociais que têm como finalidade ajudar os idosos a ter mais vida social e uma melhor qualidade de vida em um momento de extrema vulnerabilidade. Lembrando que a nossa população idosa cresce cada vez mais e precisamos lidar com o aumento da expectativa de vida da melhor maneira possível.

Saúde

A nossa Constituição Federal afirma: a saúde é um direito de todos. Portanto, todos nós temos que brigar pelos nossos direitos e, principalmente, brigar por aqueles que ainda não podem fazer isso.

Existem diversas ONG’s que ajudam crianças cujas famílias não possuem condições financeiras para pagar pelo tratamento. Uma das mais famosas é a AACC (Associação de Apoio à Criança com Câncer, que oferece tratamento gratuito para as crianças portadoras de câncer.

Catástrofes

A maioria das cidades brasileiras não teve um crescimento planejada. Muito pelo contrário, o crescimento das cidades aqui aconteceu de forma totalmente aleatória e desorganizada. Por isso, não é incomum ver alagamentos em determinados locais por conta das chuvas ou então deslizamentos por casas construídas em encostas.

Esse tipo de tragédia deve receber o apoio do todos. A mais recente catástrofe no nosso país foi o rompimento da barragem de Mariana, a Samarco. Milhares de pessoas ficaram sem casa, sem comida e muitas, até hoje, estão sofrendo por conta da água contaminada pelos detritos tóxicos que a barragem levou para o rio mais próximo.

Diversas organizações foram para o local oferecer apoio como a Cruz Vermelha e o projeto Médicos Sem Fronteiras.

Fome e pobreza

Um relatório divulgado ainda neste ano mostrou que, no Brasil, das crianças com até 14 anos, mais de 40% delas vive em situação de pobreza.

Essa é uma estatística preocupante. Diversos estudos mostram que a situação financeira familiar pode causar estresse e afetar consideravelmente o desenvolvimento psicossocial da criança, especialmente nos 3 primeiros anos de vida. Em nenhum outro momento da vida ela criará tantas conexões neurais e, por isso, é preciso que ela tenha todo o suporte necessário durante o período.

Existem diversas ONG’s que ajudam as famílias de baixa renda. Por exemplo, a ONG Teto constrói casas para pessoas que vivem em situação de extrema pobreza. Já a ONG Banco de Alimentos consegue transformar comida que seria jogada fora, em alimento de qualidade para diversas pessoas que sofrem com a fome.

Educação

A educação é a base de tudo. O nosso país ainda tem mais de 14 milhões de analfabetos e semianalfabetos e assim, está em uma das piores colocações na América Latina quando o assunto é educação. Quando o assunto é o Anafalbetismo Funcional (quando o indivíduo não consegue interpretar textos simples), a situação fica ainda pior. São mais de 13 milhões de brasileiros acima dos 15 anos com o problema.

Sem educação de qualidade é praticamente impossível ter uma melhor qualidade de vida no futuro e mudar a realidade atual. As chances de conseguir o primeiro emprego são mínimas e, por isso, muitos jovens acabam indo para o caminho das drogas. Há duas ONGs bem conhecidas que atuam na causa: a Fundação Abrinq e o Instituto Ayrton Senna.

Crianças

Ajudas as nossas crianças é um dever de todos, especialmente porque elas ainda não podem lutar pelos seus direitos. Por serem o lado mais vulnerável, acabam sofrendo uma série de abusos, muitas vezes dos próprios cuidadores: violência doméstica, trabalho infantil, exploração sexual e muitos outros.

A Loja ROPA encontrou uma forma de ajudar diversas crianças brasileiras, investindo na educação das nossas crianças. Com os desenhos feitos pelos pequenos em um dia de brincadeiras, a ROPA utiliza os desenhos como estampas de suas roupas, dando os devidos créditos é claro, e com parte do dinheiro da venda, doa um kit educacional para a organização que abriga essa criança. Legal não é mesmo?

Você também pode ajudar as causas sociais. Busque por uma que seja compatível com seus valores na sua cidade. Não tem tempo? Ajude instituições que trabalham com causas sociais. Assim, você saberá que estará fazendo o que pode por um mundo melhor!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *