Entenda o porquê devemos incentivar a educação no Brasil! | Blog da ROPA
Causas Sociais

Por que devemos incentivar a educação no Brasil?

Você sabe os motivos pelos quais devemos incentivar a educação no Brasil?

Bem, atualmente temos aproximadamente 13 milhões de analfabetos no país, e mais da metade da população brasileira possui apenas até o Ensino Médio completo, além de 16% das crianças de até 5 anos de idade não possuírem acesso à educação.

São motivos como estes que devemos encarar e repensar sobre a importância da educação no Brasil, algo que parece tão simples e banal, mas que ainda mais da metade da população não tem acesso, e quando tem, enfrenta uma série de dificuldades para usufruir, como bairros perigosos, longas distâncias para chegar às escolas, falta de professores, infraestrutura e afins.

Nossas crianças são o futuro desse país, e se não passarmos a incentivar a educação com urgência, corremos um grande risco de comprometer toda uma geração.

Os motivos que levam a falta de educação no Brasil

Como você sabe, nosso país conta com uma série de políticas públicas voltadas exclusivamente para a educação. Dados do relatório Education at a Glance da OCDE mostram que, o Brasil investe em média cerca de 5,4% do PIB brasileiro, apenas em educação. Essa porcentagem corresponde a 298 milhões anuais!

Mas então porque ainda sofremos tanto com uma educação precária em nosso país? O que muitos especialistas afirmam é que, muitos dos investimentos têm sido mal direcionados e ineficientes.

Isso se deve ao fato de que nossas políticas educativas estão falhando em identificar com clareza que resultados desejam alcançar e quais são os passos necessários para chegar até uma educação de qualidade. Por exemplo, com frequência tem-se priorizado a expansão da cobertura educacional às custas da própria aprendizagem.

Como mostramos nos dados do início do texto, o Brasil conta com 13 milhões de analfabetos, mas em muitos casos, ainda a tristes relatos de crianças e jovens, que mesmo frequentando a escola, não aprendem a ler e a escrever adequadamente ou a realizar operações matemáticas básicas, limitando assim, severamente, suas oportunidades no mercado de trabalho e na vida.

Por que você deve incentivar a educação

Bem como mostramos no início do texto, motivos não faltam! A educação é um bem muito precioso, que garante às nossas crianças e jovens um futuro melhor.

Esse processo que nos permite a sermos mais críticos, e ter mais ciência de nossas responsabilidades como cidadão de uma sociedade, ou seja, essas crianças e jovens estarão mais aptas a tomarem boas decisões.

Como também somos um país em contínuo desenvolvimento, se limitarmos este setor, isso influenciará em diversos outros, como a economia, criminalidade e afins.

Para você ter uma ideia, políticas públicas de educação aplicadas em países pobres da América Latina, mostraram que meninas de baixa renda que participaram de programas educacionais comunitários, possuem o dobro de probabilidade de chegar até o quinto ano do ensino fundamental e três vezes mais chances de alcançar até o nono ano, quando comparadas a aquelas que não participaram desses programas.

Pode parecer pouco, mas para comunidades carentes onde não há nem água encanada, ou onde a criminalidade é uma realidade constante, ter mais perspectiva de estudante assegura melhores condições no futuro.

A educação como perspectiva de vida

Programas educacionais realizados no México, voltados para investir no ensino superior de baixo custo no país, têm cada vez mais criado novas oportunidades aos jovens, aumentando a sua permanência na escola, e em paralelo, favorecendo o mercado de trabalho, já que vem criando novos engenheiros e técnicos, auxiliando as indústrias.

Se políticas como estas fossem defendidas no Brasil, precisaríamos cada vez menos exportar profissionais capacitados, e incentivar os jovens locais a permanecerem na escola e terminarem seus estudos.

Não é só garantir educação

Você, como cidadão, também deve garantir que mesmo a educação básica seja de qualidade e adequada para as nossas crianças e jovens.

Isso é importante, pois, um levantamento do governo federal mostrou que o número de evasão escolar subiu 11 % no ensino médio, e 7% no ensino básico, e que essa evasão é mais grave nas zonas rurais e periféricas das cidades.

O motivo dessas evasões? Bem, são os mais diversos, como a dificuldade de chegar à escola, ter que trabalhar para ajudar em casa e afins. Mas o principal, é a quantidade de alunos repetentes que, quando atrasados na escola, se veem desanimados a seguir em frente com os estudos e acabam abandonando, limitando assim, mais ainda suas chances no futuro.

Não estamos falando que não se deve reter alunos que necessitam repetir um ano, mas sim garantir políticas públicas que diminua consideravelmente esses índices.   

Por esses e muitos outros motivos que a Loja ROPA decidiu contribuir para a melhoria na qualidade de vida das crianças e jovens, e contamos com você para podermos incentivar ainda mais a educação brasileira!

Confeccionadas em 100% algodão, as camisetas da Loja ROPA são de ótima qualidade, confortáveis e estampadas com desenhos de crianças atendidas por algumas instituições de caridade e ONGs conveniadas.

Unindo a moda à um importante propósito, a cada camiseta vendida, um kit educacional é doado para a instituição na qual a criança que desenhou faz parte!

Conheça as camisetas da Loja ROPA, além de se vestir com estilo e personalidade, você ajudará quem formará o futuro do nosso país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *